09 abril, 2015

Minha receita de pizza


Share |
Há muito tempo tenho postado fotos das pizzas que faço para família. Muitos pedem para "socializar" a receita. Mas primeiro vamos a historia dela. Ainda na adolescência descobri essa receita em um livro esquecido no armário da cozinha. Eu que passei a vida comendo pizzas daqueles discos farelentos da paviolli, estava determinada a fazer justiça com as próprias mãos. Eis que a massa segue a mesma esses anos todos, mas se prestando para versão integral, além de se transformar em totosinhos, petiscos, palitinhos, calzones, pasteis de forno, enfim... o que mais a imaginação mandar. Essa massa não precisa descansar. O leite pode ser substituído por água, para os intolerantes a lactose como eu. E ainda pode ser usada farinha integral no lugar da farinha branca.
Então, sem mais delongas, eis a famosa receita:
- 2 xicaras de farinha
- uma colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 xicara de leite
- 4 colheres de óleo (pode ser de oliva, ou melhor dizendo, deve ser, pois fica muito bom!)

Numa tigela, peneirar a farinha, o fermento e o sal, confesso que acho isso preciosismo, pois nem sempre faço. De fato ao peneirar a massa fica um tanto mais "fina". Fica ao gosto do freguês. Após, fazer uma cova no meio e colocar o leite e o óleo. Amassar bem e abrir com um rolo. Ao duplicar os ingredientes pode-se fazer mais pizzas, como aqui o pessoal não gosta da pizza muito fina nem muito grossa, a receita duplicada equivale a dois discos médios e um tamanho "brotinho". 
E os recheios, nega? 
pizza gaúcha, com restos de churrasco, cebola e pimentão
 

pizza de coração

tradicional calabresa

pizza vegetariana

Aqui o clássico é o calabresa, que chego a ter picados e congelados para os momentos de fome extrema. Mas como para viajar no cosmos não precisa gasolina, já fiz pizza de churrasco, vegetariana, e até de nozes. O up é sempre um bom pedaço de queijo mozzarella daqueles que vamos fatiar na hora e um bom molho de tomate feito em casa (mas isso seráobjeto de outra postagem). Recomendo fortemente orégano e manjericão, se forem frescos, então, sucesso garantido. 
Despois dessa, por favor, pizza congelada NEVER MORE! 
Beijos meus!
Ane   

Nenhum comentário: