04 maio, 2015

O meu feijão


Share |



Eu sou uma apaixonada por feijão. Aliás, por lentilhas, grão de bico, trigo, enfim... Mas o feijão é o meu preferido. Mas sou chata. Não costumo comer feijão fora de casa. É difícil eu achar um feijão "comível" (que difere de comestível) na rua. Meu feijão não tem nada de mais. Mas é tão bom que os guris aqui costumam comer puro, em cremeiras, mergulhando pedacinhos de pão cacetinho. 
O truque? Bem, para começar, as vezes tenho em mãos um feijão comprado na feira, direto do produtor. Mas as vezes acabo no do saquinho mesmo. A dica MUITO IMPORTANTE: sempre colocar o feijão de molho. E não tem nada a ver com a questão dele cozinhar mais rápido. É por uma questão nutricional. O feijão contém em sua camada externa o ácido fítico que bloqueia a absorção de nutrientes pelo organismo, além do que a ingestão de grãos integrais não fermentados pode levar a doenças como síndrome do intestino irritável e intolerância ao glúten. Eu costumo deixar o feijão de molho sempre de um dia para o outro. 
Sempre preparo um quilo de feijão, e para isso, coloco um pouco mais que o dobro de água fria na panela de pressão. Deixo cozinhar até apitar, e a partir daqui marco 30 minutos, no fogo baixo e desligo. Após tirar o vapor da panela, separo 3 conchas de de feijão com pouco caldo e reservo. Nisso, coloco o feijão para cozinhar novamente em fogo baixo com a panela semi tampada. Numa frigideira, frito meia cebola num pouquinho de azeite, e esmago um quadradinho de caldo de legumes (atenção: caldo de legumes é só para o feijão, para o resto nunca! ok? ok). Agora o truque:  Essa dica alguém passou para minha vó que repassou para mim. Pego o feijão reservado e bato no liquidificador com água fria até virar um creme. Agrego esse creme na frigideira e deixo que ele cozinhando até formar bolinhas nos cantos. Feito isso, incorporo esse creme temperado ao feijão que está na panela de pressão, acerto o sal e vou mexendo para desprender da panela. É tiro dado e bugiu deitado!!! 

Um comentário:

. disse...

Excelente, excelente, excelente! Adorei essa postagem do feijão. Nunca soube dessa coisa da camada externa, e não deixo de molho. Essa dica da tua avó então! Tudo de bom. Eu estava ansiosa pela tua receita.

Hoje vou deixar de molho, amanhã eu preparo e te conto se ficou como o teu.

Beijos, pretinha!